Quem me conhece sabe! Eu sou apaixonada por futebol e louca pelo Corinthians!
E, com essas informações, por mais que você não entenda muito e não goste de futebol, dá pra imaginar o que o Tite representa pra mim.
Ganhei esse livro no Natal! Gostei tanto que o li em três dias!
Adenor Leonardo Bachi, ou simplesmente Tite, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, é o 8º melhor técnico do mundo, e ele merece muito!
Um cara íntegro, leal, ganhador de títulos (só no Corinthians foram 6) e, considerado paizão entre os jogadores que já trabalharam com o professor.
O livro conta desde seu nascimento até a sua sexta conquista como técnico do time alvi-negro.
Cheio de curiosidades sobre o mundo futebolístico, o livro narra várias histórias dos bastidores dos times em quem atuou, desde quando pediu demissão do Palmeiras até quando deu uma bronca em Alexandre Pato, o chamando de egoísta.
Uma das curiosidades que mais me chamou a atenção, foi que, como todo técnico, Tite foi jogador, chegando a atuar na Portuguesa, e quem o revelou para o futebol foi o técnico Felipão, desde sempre foram muito amigos, mas depois de sua postura não condizer com os valores de Tite, deixaram de se falar e protagonizaram uma das mais engraçadas (pelo menos hoje) cenas do futebol, o famoso "FALA MUITO".
A parte mais marcante do livro, pra mim, foi quando Tite conta o que sentiu no jogo da Libertadores em que foi expulso. Nunca esquecerei esse dia, normalmente quando o treinador é expulso, sobe para as tribunas do estádio para acompanhar a partida de cima e passar as instruções para quem o substituiu. Mas, com ele, foi diferente!
Era Corinthians e Vasco, o placar marcava 0 x 0, e no calor da emoção, da euforia, Tite não conseguiria ficar longe, não pensou duas vezes, foi pra arquibancada e se juntou à Fiel Torcida! Isso aconteceu aos 11 minutos do segundo tempo ainda. O gol só foi sair aos 42 minutos, Paulinho balançou a rede e garantiu a vaga pra semifinal!
"_ A torcida incentiva. No momento do erro, mais ainda. O coração do atleta sente isso. Mesmo errando, senti na arquibancada esse carinho."
Como não amar esse técnico? <3
E pra terminar essa resenha, uso as palavras de Galvão Bueno, na entrevista para a jornalista Camila Mattoso, responsável pelo livro.
"_ O futebol brasileiro seria muito melhor se houvesse mais 'Tites' por aí...nos últimos anos, Tite teve a coragem, a humildade e a competência de se colocar na posição de aprendiz e se reciclar, abrindo a cabeça para as novidades do esporte que abraçou como profissão. E vem demonstrando que, acima de tudo, é generoso ao dividir com seus comandados tudo o que aprendeu na vida, Depois da catástrofe do Mundial de 2014, lamentei a escolha do novo técnico Dunga, e fiz questão de falar, com todas as letras, que ninguém estava mais bem preparado que o Tite para ser o técnico da seleção."
O final (ou não) dessa história, vocês já sabem!
Livro: Tite
Autora: Camila Mattoso
Editora: Panda Books
Páginas: 226
Um beijo e até o próximo post.
Bá.
Retrospectiva Literária 2016
Olá leitores, como vão?
Esse post deveria ter saído ao fim do ano passado, mas não consegui (pra variar :P)! Todo fim de ano gosto de olhar pros meus livros lidos e ver qual foi melhor, qual eu gostei, qual eu não gostei, fiz alguns tópicos pra eleger os meus preferidos. Vamos lá:
Gostei muito desse livro, não é um clássico, não foi um sucesso mas foi o livro que me deixou uma mensagem linda. É sobre uma mulher que descobre só ter 6 meses de vida, por mais que a gente já conheça essa história, muitos autores escreveram livros com esse tema, esse me tocou de uma forma diferente.
Esse post deveria ter saído ao fim do ano passado, mas não consegui (pra variar :P)! Todo fim de ano gosto de olhar pros meus livros lidos e ver qual foi melhor, qual eu gostei, qual eu não gostei, fiz alguns tópicos pra eleger os meus preferidos. Vamos lá:
1. Melhor Livro:
(Antes de Partir - Colleen Oakely)
2. Pior Livro:
(Loney)
Enrolaaado demais, longe de ser um livro de terror, confuso, cheio de aberturas no enredo em que o autor deixa no ar, não gosto disso. Só a capa é bonita.
3. Melhor Livro de Terror:
Um dos melhores livros do ano, depois de assistir às duas primeiras temporadas de Bates Motel, quis me aventurar no livro ao qual a história da serie foi baseada. Um livro cheio de suspense, sustos e que te faz acreditar em um final, mas o autor consegue mudar o rumo da história e te deixa de quixo caído. Sensacional!
4. Melhor de Amor:
Não é um livro mamão com açúcar tipo Nicholas Sparks, justamente porque não gosto, mas é uma história de amor tão bonitinha, você torce tanto pelo casal, até o último minuto, que como todo YA, eles só conseguem ficar juntos no fim. Já tem resenha no blog, se quiser saber um pouquinho mais sobre o livro, só clicar aqui .
5. Melhor Livro Nacional:
(Celso Daniel)
Comprei esse livro querendo desvendar esse mistério que envolve a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel, e não é que é exatamente isso que acontece? O jornalista que escreve o livro consegue fechar todas as lacunas que ficaram abertas, de propósito (ou não?!) nesse caso. Tem um vídeo em que falo um pouco da minha experiência com esse livro, só clicar aqui .
6. Melhor Revelação:
Esse quesito, não foi pra falar de um autor que escreveu seu primeiro livro esse ano, mas um autor que eu conheci esse ano. E pra mim, uma autora que conheci e não quero mais largar foi Patti Smith, linda, ótima cantora e uma escritora incrível. Difícil vai ser não tomar uma xícara de café lendo esse livro.
7. Livro que me deixou orgulhosa:
Claro que foi Guerra e Paz de Liev Tolstói, nunca na minha vida me imaginei lendo Tolstói um dia, como sempre, a gente tem tanto preconceito conosco, achava que jamais seria capaz de entender um clássico como esse. Mas, graças ao canal da Tatiana Feltrin, isso foi possível, ela fez um projeto de leitura, e ao fim de cada semana, publicava um vídeo falando sobre 150 páginas lidas naquela semana, assim foi muito mais fácil e prazeroso de ler. A playlist ainda existe lá em seu canal. =)
Bom, esses foram os meus escolhidos!
E o de vocês? Quais foram os melhores livros do ano?
Beijos e até o próximo post.
Bá.
Livros Lidos em Dezembro
Olá leitores!
Feliz 2017 com muitos livros novos pra nós! (=
Vamos falar um pouquinho sobre meus últimos livros lidos no ano de 2016.
1. Boa Noite (Pam Gonçalves)
Feliz 2017 com muitos livros novos pra nós! (=
Vamos falar um pouquinho sobre meus últimos livros lidos no ano de 2016.
1. Boa Noite (Pam Gonçalves)
O primeiro livro do mês, um YA escrito pela youtuber Pâmela Gonçalves, nessa história ela aborda um tema muito delicado, o abuso sexual, gostei da maneira com que ela escreveu a história e tentou alertar os leitores sobre esse grande problema. Já tem resenha no blog, é só clicar no título do livro.
Depois, vi um vídeo no canal da Tati Feltrin sobre esse livro, e ela falou tão bem, que não tinha como não lê-lo...e que bom que comprei! A escritora e cantora Patti Smith nos conta sua rotina diária para escrever seu próximo livro. Mas já aconselho, se for ler, já faça uma xícara de café. Também já tem resenha no blog, só clicar no título.
3. O Menino que Desenhava Monstros (Keith Donohue)
Confesso que quando comprei esse livro pensei em se tratar de uma história um pouco infantil, que nada, é até um pouquinho assustadora! Se você quer começar a se aventurar nesse gênero e tem um pouco de medo, receio, esse é um ótimo livro pra começar. Jack Peter, um garoto de 10 anos, diagnosticado com a Síndrome de Asperger, não consegue sair de casa, não tem amigos,,,enfim, sempre diz à seus pais que vê monstros em seu armário, debaixo da cama...até que seus pais começam a ver esses monstros também. Ótima leitura!
4. Encruzilhada (Lúcio Manfredi)
Li no Kobo esse livro, estava procurando algo em promoção na livraria deles, e achei esse, li os capítulos disponíveis antes de comprá-lo e já não consegui parar. O autor conta a história de uma maneira que vai prendendo o leitor, cheio de reviravoltas, no começo achei um pouco confuso, tava difícil de entender o porquê do personagem principal se enxergar em várias maneiras, ele encontra com seu próprio eu em várias fases de sua vida, mas no fim, tudo acaba fazendo sentido. Ótima escrita!
Essas foram minhas leituras do mês de dezembro!
Um beijo e até o próximo post.
Bá.