Achados e Perdidos é o livro II da trilogia
Bill Hodges do autor
Stephen King. Depois de ser o protagonista em
Mr. Mercedes (resenha aqui), o
Det. Apos. demora a aparecer nesse livro, primeiro o autor nos coloca na cena de um crime e depois de muitos anos,
Bill e
Holly, que agora virou ajudante de
Bill, tentam desvendar esse mistério.
John Rothstein é um escritor famoso, autor dos livros Jimmy Gold, também uma trilogia. É sobre um personagem que sai de casa para se aventurar no mundo. John nunca gostou do sucesso, não dava entrevistas e nunca publicou mais nada, por mais que já tivesse escrito vários rascunhos de continuação da história que o tornou famoso.
Morris Bellamy, muito fã dos livros, teve uma vida bem difícil desde sua infância. Sua mãe bem autoritária, não conseguiu mudar o pai que era um alcoólatra e adúltero. Distante de sua vida, Morris encontrou consolo nos livros e se identificou muito com o herói Jimmy Gold, porém, o último livro era motivo de ódio pra ele, detestou o rumo da história....ouvindo boatos de que o autor tinha em sua casa vários rascunhos sobre o personagem, e com a ilusão de que o autor tivesse dado um fim diferente pra ele, Morris resolve arrombar a casa, com a ajuda de dois comparsas, rouba dinheiro (mesmo que esse não era o principal objetivo), os cadernos e no fim o mata.
Curioso para ler a continuação dos livros, mal teve tempo de pegar nos cadernos, os colocou dentro de um baú e os enterrou num terreno perto de sua casa, certo de que a poeira ia baixar logo pra conseguir lê-los sem distração e perigo algum. Mas, acaba cometendo outro crime e é preso, sem nunca ser descoberto como o assassino do autor John Rothstein.
Nesse meio tempo, conhecemos a família Saubers, que por ironia do destino (ou não?!), vão morar na antiga casa do assassino. Tom, o pai, foi uma das pessoas que ficaram gravemente feridas no atentado do Mercedes, no livro 1, e, como não consegue arranjar emprego, precisa andar de muletas, é sua esposa, Linda, que sustenta a casa, o que acarreta em várias brigas e discussões entre o casal. Peter e Tina, os filhos, tentam fingir que nada acontece, mas está cada dia mais difícil.
Em um dia que Peter estava caminhando por um terreno, encontra o tesouro de Morris, e fica fascinado com os cadernos do autor que foram guardados pelo garoto por mais de 4 anos. Durante esse tempo, Morris, consegue sair da cadeia e não encontrando o seu grande tesouro, começa a busca por ele.
E é nesse momento que Bill entra na história, pois Pete começa a agir de uma maneira estrana e sua irmã busca ajuda.
O segundo livro da trilogia é tão bom quanto o primeiro (Stephen gênio), não é uma sequência, ou seja, sem ler o primeiro o leitor consegue compreender a história. Diferente do primeiro volume, o foco aqui é em vários personagens e não só no detetive e no grande vilão.
O autor provou mais uma vez o porquê de ser o best seller do gênero, o típico livro que a gente não larga enquanto não chega o fim!
Que venha o livro 3!!
Livro: Achados e Perdidos
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 335
Beijos e até o próximo post.
Bá