"Seja lá como for, ela continuou, não queria pensar nem falar no passado. Ela odiava o passado. O passado não tinha importância, assim como o lugar de onde você vem ou quem você era antes. O que importava era o futuro: aonde você estava indo e quem ia se tornar."
(pg. 77)
Prontos para um livro doce, encantador e ao mesmo tempo forte e doloroso de se ler?
É assim que eu descrevo o novo livro da autora Jeannette Walls, A Estrela de Prata. É impossível parar de ler!
A história se passa na década de 70, nos Estados Unidos, quando o país se encontra em conflito com o Vietnã.
As protagonistas, as irmãs Jean, ou melhor Bean, e Liz nem imaginam como a vida delas irá mudar.
Moram em uma cidade pequena com a mãe Charlotte, o pai de Liz as abandonou e o de Bean...é melhor você descobrir!
A mãe é uma aspirante à cantora, até aí tudo bem, tudo certo, o problema é que ela vai tentar assinar um contrato com alguma gravadora em outras cidades, e muitas vezes acaba abandonando as filhas por algum tempo. Até que em uma dessas suas "viagens", ela demora tempo demais, e as irmãs, fartas de comerem torta de frango, e com medo de que dessa vez ela realmente não fosse voltar, Liz decide comprar duas passagens para a antiga cidade de sua mãe e apareceu com Bean, na porta do Tio Tinsley, um senhor mau humorado, que na primeira noite das irmãs em sua casa, as deixam dormir no celeiro.
Mas é claro que a mãe voltaria e tentaria acabar com esse plano. Charlotte odeia aquela cidade, que está sempre do mesmo jeito, as mesmas pessoas, os mesmos costumes... Porém, ela tem algum surto e é levada para um hospital, e para a felicidade das irmãs, elas ficam com o Tio Tinsley, que não demora aprender à amá-las!
Vocês não fazem ideia do que Bean e Liz irão passar, os homens daquela época, eram extremamente machistas, aliás, o mais absurdo, era que muitas vezes as próprias mulheres também eram.
Se matricularam na escola, e quando começaram a frequentar as aulas, foram com o intuito de fazer amiguinhos novos, aprender muitas coisas, ter com quem brincar...descobrem que pior do que as crianças serem más, são os adultos serem preconceituosos, o abuso que eles fazem do poder nesse livro, é impressionante, de dar nervoso mesmo!
Mas se você pensa que esse livro é cheio de lamentações das garotas, está muitoo enganado! Apesar da história ser contada através do ponto de vista de Jean, uma criança de 12 anos, nos mostra que muitas vezes, o problema está em nossa cabeça, está em nossos pensamentos, no modo que "enxergamos" as coisas.
Um livro tocante!
Vai ser difícil ficar sem Jean, ops Bean, e Liz nos meus dias!
Recomendo muito!!!
Ficha Técnica:
Livro: A Estrela de Prata
Título Original: The Silver Star
Autora: Jeannette Walls
Editora: Globo Livros
Páginas: 254
Tradução: Luciana Persice Nogueira
Um beijo pra todo mundo.
Até mais.
Bá.
Oi Ba!!
ResponderExcluirAcho a Guerra do Vietnã umas das mais fortes que houveram, por isso uma estória que se passe nessa época deve ser empolgante.
Li a resenha e me interessei pelo livro.
Na verdade você sempre trás coisas que estão "fora da minha zona de conforto". E isso é muito bom!
Beijos e continue sempre com suas ótima resenhas e textos!
O Outro Lado da Raposa
Twitter
Facebook
Olá Raissa!!
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado da resenha!!
Muito obrigada por sempre aparecer por aqui!! <3