"Para o orgulho de Sunny, a casa de chá se tornara um lugar onde as pessoas se reuniam, não importava se somente para falar e passar o tempo, ou se para ser parte dos momentos mais importantes da vida de alguém."
(pág. 276)
Preciso confessar primeiramente, que fui seduzida pela capa! Assim que entrei na livraria já o peguei em minhas mãos...não sabia do que se tratava e nem ao menos conhecia a autora, mas quando li a sinopse, tive que levá-lo!
"Uma Pequena Casa de Chá em Cabul" foi escrito pela autora Deborah Rodriguez e realmente, ela morou no Afeganistão, por isso há uma riqueza de detalhes impressionante no livro.
O livro nos insere na vida de 5 mulheres...a mais marcante pra mim, foi Yasmina, uma jovem grávida... e viúva, que é a pior coisa que pode acontecer à uma mulher, como ela está viúva, não tem como comprovar a paternidade do filho, e muitas vezes são jogadas na prisão, apanham e têm o rosto totalmente desfigurado por ácidos. É bem forte! Ela mora com seu tio e sua irmã mais nova Layla, seu tio está devendo um dinheiro, e quando os homens vão buscar, acabam levando Yasmina pois o tio não tem o dinheiro da dívida... já dentro do carro, o homem que está ao seu lado percebe sua gravidez, depois de a agredir muito, eles param o carro e a jogam na estrada. Ela é resgatada e levada para um tipo de Ministério, e é lá que Sunny a conhece...e fica morrendo de pena pelo estado desta mulher e ainda mais quando percebe que está grávida, ela sabe qual o fim dessas mulheres.
"Há regras...ela olhou para Yasmina com desdém, provavelmente pensando o que todos pensavam de garotas assim em Cabul: que era culpa delas terem sido expulsas de casa, que tinham arranjado um amante, se recusado a fazer sexo com os maridos ou tinham feito algo para merecer esses tratamentos..."
(pág. 19)
Sunny, é uma americana e a proprietária da Casa de Chá, ela não consegue dormir pensando em Yasmina, e já no outro dia, vai buscá-la oferecendo um trabalho na casa... sem ter para onde ir e temendo pela vida de seu bebê, ela aceita!
"Eu jamais poderia administrar esse lugar sem a ajuda dessa gente maravilhosa. Tão longe do meu lar e da minha família, eu encontrei um lar e uma família que representa o mundo para mim."
(pág. 138)
Halajan, a dona do terreno, e também uma das funcionárias da Casa, não a aceita no começo... mas no fim, vai acabar a amando como uma filha.
A pequena Casa de chá atrai todo tipo de público, moradores da cidade, soldados, estrangeiros, turistas...porém todos devem respeitar uma regra. Para ser atendido, todos precisam entregar suas armas para serem guardadas e depois devolvidas... muitos acatam essa regra, mas os mais radicais sempre acabavam deixando o local.
Um dos clientes mais assíduos é o Jack, que também é americano e possui uma ligação muito forte com Sunny.
Outra cliente é a Candance, americana e rica, largou o marido para ficar com o amante Wakil, e depois de um tempo começa a perceber que ele só a queria como um troféu, já não liga mais pra ela, e o pior... ela descobre que ele possui um tipo de escola para ensinar meninos a serem Homens Bombas.
Isabel, a linda jornalista... é através dela que sabemos o que acontece nas prisões femininas de Cabul, essa parte é bem pesada! Elas mal possuem alimento, água, condições precárias de higiene..e muitas dessas mulheres nem possuem um crime cometido.
Enfim, é um livro extremamente chocante pela realidade desse país. Uma cultura bem distante da nossa, mas que vale a pena conhecer... nem que for para darmos valor à tudo que as mulheres conseguiram conquistar em nosso país!
Um livro que aconselho muito a leitura! E que vai te deixar com vontade de visitar uma casa de chá em Cabul!!
Livro: Uma Pequena Casa de Chá em Cabul
Título Original: A Cup of Friendship
Autora: Deborah Rodriguez
Editora: Leya
Páginas: 303
Oi Bárbara,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas, como você a capa chamou minha atenção!
Desde que li O Caçador de Pipas (que também se passa no Afeganistão) há anos atrás, não consigo ler livros com o mesmo cenário. No entanto, sua resenha chamou minha atenção e fiquei bem curiosa para ler! Já vou anotar na minha listinha *--*
Ps. É a primeira vez que estou passando por aqui e adorei o blog!! Estou seguindo :)
Beijos,
http://versosenotas.blogspot.com.br/
Olá!!!
ExcluirA capa realmente é bem bonita!!
Eu aconselho a leitura...MUITO!!
É bem bonita a história...
Fico feliz que tenha gostado!!
Beijos e obrigada!!
Oi Bah!!
ResponderExcluirVocê sempre trás resenhas de livros bons para cá, por isso confio sempre na sua opinião. Às vezes tenho receio de ler livros com essas partes pesadas, mas sei que isso é uma realidade na vida de algumas pessoas e é importante ser contada, para não ser esquecida.
Adorei sua resenha!
Beijo,
O Outro Lado da Raposa
Oi Rá...
ExcluirExato, às vezes é bom a gente ler esse tipo de coisa pra não imaginar que vivemos num mundo cor-de-rosa.. acontece muita coisa ruim por ae, que a gente nem imagina ser capaz de acontecer!!
Obrigada pelo seu comentário...beijos.
Nossa! Estou seduzida pela sua resenha! Preciso muito ler! E o melhor é que fala de um tema que amo: o quanto as mulheres são fortes! Muito a contragosto de muitos!
ResponderExcluirEle realmente é muito bom!!
ExcluirVale a pena demais a leitura!! =)
Eu adoro livros com essa temática e principalmente por serem de culturas diferentes, já li da China, Oriente Médio, Japão, Índia entre outros, e esse está na minha lista de desejados há tempos, até agora, dos que li sobre o Afeganistão, A Cidade do Sol foi o que mais chorei...as mulheres sofrem no mundo inteiro, e por inúmeros motivos diferentes, dou graças a Deus por viver num ambiente livre de violência e num país que tenha leis para nos proteger.
ResponderExcluirAcho ótimas essas leituras para valorizarmos o que temos!
Daily of Books
Eu também gosto bastante Fernanda, adoro livros que nos mostram culturas e valores diferentes dos nossos, nos fazem sair da nossa zona de conforto!
ExcluirMuito obrigada pela sua visita e seu comentário.
beijos.
Oi Bárbara, tudo bem contigo ???
ResponderExcluirFlor eu tive a mesma experiencia que você teve com o livro, a maneira como você descobriu o livro foi também a forma como eu o descobri, mas no meu caso eu ainda não comprei um exemplar para chamar de meu. Espero resolver isso logo !!!
Fico muito feliz de saber que você gostou do livro, acho que também vou gostar, e apesar de já saber que vou chorar muito (pois tenho o coração mole e sempre me deixo levar pelos relatos) eu sei que deve ser uma história muito bonita, cheia de lições, acredito que seja aquela história que você leva consigo pelo resto da vida ...
Mal posso esperar para conhecer essa história, espero que não demore muito.
Beijinhos
Hear the Bells
Oiê!
ExcluirEssa capa é muito bonita né? Não tem como não chamar a atenção!!! =)
E quando o livro é tão bom quanto a capa é bonita aí fica melhor ainda!!!
Obrigada por sempre aparecer por aqui!!
Oi Bárbara! Amei sua resenha, também já coloquei esse livro na minha lista dos mais amados!!! Nossa a hist´ria é linda e a capa é um deslumbre!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog fofo!
beijo grande!
Raíssa Carvalho