"Live the Moment"
Olá leitores, como vão?
No post de hoje vou contar a minha experiência com o livro Para Sempre Alice. Sempre tive vontade de ler esse livro, e depois da atriz Juliane Moore tem ganho o Oscar com o filme baseado no livro, a vontade só aumentou, mas a gente sempre posterga alguns livros, aparecem outros e mais outros...e assim por diante.
Até que apareceu uma promoção excelente no Kobo e resolvi comprar, não conseguia parar de ler, o livro é encantador, triste, comovente e acho que todas as pessoas que convivem com alguém com essa doença deveria lê-lo, pois muitas vezes as pessoas não pensam no que o doente está passando, em como ele está se sentindo...indispensável.
'Para Sempre Alice' conta a história de uma mulher de 50 anos, Alice Howland, bem sucedida em sua carreira profissional, professora em Harvard, dá palestras no mundo inteiro, já escreveu um livro juntamente com seu marido, e possui 3 filhos com ele.
Tudo está em perfeita harmonia até que ela começa a perceber que anda esquecendo de algumas coisas, percebe que algo está errado, como num dia em que ela está correndo e simplesmente esquece onde está, fica perdida por um tempo, em suas aulas ela esquecia palavras, onde estava na matéria, entre outras coisas.
Sozinha, ela procura um neurologista e, depois de alguns exames, ele a diagnostica com a doença de Alzheimer de Instalação Precoce, o que é um baque para alguém que vivia de sua inteligência, a partir daí, é uma corrida contra o tempo pra tentar viver da melhor maneira possível o tempo que ainda resta para Alice, afinal em poucos meses, ela não lembraria de mais ninguém.
O livro tem uma narrativa tão intensa que é impossível para o leitor não se colocar no lugar da personagem, a gente se imagina vivendo cada uma daquelas situações, a gente sofre junto com ela, mas apesar disso, o livro não é aquele sensacionalismo do começo ao fim, pelo contrário, a autora tenta passar a luta de um portador dessa doença, em como é o dia-a-dia dessas pessoas.
Uma das cenas que mais me marcou foi quando a personagem estava saindo de casa com o marido para uma corrida, quando decide entrar para ir ao banheiro e ela simplesmente não consegue lembrar onde era o mesmo. Deve ser desesperador.
Eu me senti muito conectada à personagem, os capítulos que são organizados de forma cronológica com a data no início de cada capítulo faz o leitor reconhecer o progresso da doença, sabendo exatamente qual o nível da doença que a personagem está.
Conheço pessoas portadoras dessa doença, mas nunca tinha me aprofundado para saber mais sobre ela, a autora, que é doutora em neurociência soube de uma maneira clara e objetiva, mostrar ao leitor as fases da doença, como lidar com o paciente, quais os genes que podem causar a doença, como ele é descoberto...enfim, o leitor termina o livro sabendo lidar com uma doença que é mais comum do que a gente imagina.
Assim que terminei a leitura que assistir ao filme, e me emocionei mais uma vez. O filme é bem fiel ao livro, a atriz Juliane Moore está fascinante, esse papel parece ter sido feito pra ela. Soube trazer emoção à personagem, nas cenas mais marcantes do livro, a atriz conseguiu me levar às lágrimas.
Livro: Para Sempre Alice
Autora: Lisa Genova
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 288
Beijos e até o próximo post.
Bá.
Resenha excelente! Você conseguiu transmitir emoção pela resenha, o livro deve ser muito comovente. Abraço!
ResponderExcluirOi Maria, fico muito feliz que tenha conseguido passar essa sensação à você!!
ExcluirEra exatamente o meu objetivo quando escrevi.
Muito obrigada por sempre aparecer por aqui!!
Beijinhos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir