HOME SOBRE CONTATO

Resenha: Lua de Larvas



   Bom Dia Pessoal!
   Primeiramente, preciso pedir desculpas pela minha ausência aqui no blog. Esse mês tudo resolveu acontecer... fiquei doente, de cama, quase uns 4 dias, depois meu note quebrou, isso porque não tem nem 1 ano de uso, e vocês sabem como é assistência técnica, ainda mais quando está na garantia, que não vamos pagar nada, aí que demora mesmo... mas enfim, cá estou eu!!




   E o livro escolhido pra eu falar um pouquinho pra vocês é o sensacional, incrível... Lua de Larvas da autora Sally Gardner.
   Conheci esse livro em algum perfil do instagram que eu sigo (aliás pra quem não sabe o blog também tem instagram @cafecomlivrosblog ), e lembro que na época o nome e a capa do livro me instigaram bastante, ainda mais esse garoto que tem cada olho de uma cor, mas ainda não tinha o desejo de comprá-lo...até que andando pela Bienal, o achei em promoção e resolvi comprá-lo.

   E não me arrependo! O li em um único dia, de tanto que gostei! Me apaixonei pelo protagonista da história, o Standish. O livro é ótimo, a escrita é muito boa, é uma leitura que flui bem rápido.

   Bom, mas vamos à história... é um YA, que se passa numa Londres distópica na década de 50. O governo é opressor, o ambiente criado é um pós guerra onde a população que não "colabora" com o governo não tem acesso aos itens básicos para a sobrevivência, na escola, os filhos deste não colaboradores são chamados de Calças-curtas, a polícia muitas vezes pune as pessoas que não seguem as regras, e pune de uma maneira muito cruel.

   É neste contexto que a autora nos insere no mundo de Standish, um menino disléxico, que frequenta a escola, porém não consegue acompanhar sua turma, não consegue aprender a ler e nem a soletrar, sendo muitas vezes alvo de "colegas" maldosos como o Hans, e até de um professor, o Senhor Gunnel, aliás tem uma parte do livro que dá uma repulsa ler, um ódio desse professor, sabe quando lemos nos remexendo na cadeira de tão mal que nos faz ler aquilo? De se colocar no lugar do personagem? Pois é, é preciso muito estômago forte para encarar essa parte. 

   Standish não possui amigo algum, vive com seu avô, pois os pais despareceram, e ele vive num mundo de fantasias, vive inventando histórias, acho que até pra conseguir lidar com tantos problemas, fugir um pouco dessa realidade.

   Até que uma família se muda para a casa vizinha, os Lush, e ele conhece Hector, um garoto um pouco mais velho que ele...logo se tornam melhores amigos, e frequentando a mesma escola, Hector passa a defendê-lo dos maus tratos sofridos. 

   Um certo dia, eles estavam brincando de bola e Standish a chutou por cima de um muro muito alto e que eles eram proibidos de passar por ali, porém Hector curioso e corajoso do jeito que é, acaba atravessando esse muro por um túnel, mas quando ele volta, Standish percebe que o amigo está diferente, ele fica mais introspectivo, com medo no olhar, e mesmo o amigo o indagando, sobre o que havia acontecido do outro lado, Hector não consegue abrir o jogo.

   A gente descobre que onde eles vivem é chamado de Terra Mãe, e que o governo está numa "disputa" para ver quem leva o homem à Lua, e aí que percebe-se as analogias que a autora faz com o nosso passado.

   Logo depois do episódio da bola, Hector e os pais também desaparecem, e a partir daí, Standish, o avô e uma funcionária da escola, que também é amiga (?) de seu avô, começam a bolar vários planos para tentar entender o que realmente está acontecendo que o governo tenta esconder e manipular as coisas. O que Standish mais deseja é conseguir encontrar seu amigo vivo. 

   E aí....paro por aqui!!

   O livro tem uma temática muito boa, há uma grande crítica social, porém não sei se agradaria 
à todos. Há uma violência muito explícita no livro, bem difícil de ser digerida, pois muitas vezes as violências praticadas no livro são contra crianças. Apesar de ser um YA, é bem pesado, então vai com calma!

   Eu recomendo bastante! Adorei, só ainda não sei se consigo aceitar o final do livro!

   Livro: Lua de Larvas
   Autora: Sally Gardner
   Editora: WMF Martins Fontes
   Páginas: 291

   E vocês? Já leram esse livro?
   Gostaram do final?

   Um beijo à todos.


   Bá.

7 comentários:

  1. Já vi muita gente falando sobre o livro. Nunca li nenhuma resenha- até agora- mas só de olhar a capa e o nome eu já me simpatizei com ele, sabe?
    Depois dessa resenha, eu vi que eu necessito desse livro. Deve ser muito bom!
    Beijosss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!!
      Ele é muito bom!! Eu não sei porque demorei tanto pra lê-lo!!

      Muito obrigada pelo comentário!!!

      Excluir
  2. Sabe que não sou muito chegada em distopias, mas falam tãaaao bem deste livro que eu só posso me corroer de vontade de ler, sem falar nesta capa perfeita demais!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não lia muito distopias, esse ano que comecei a entrar nesse mundo e gostei muito mesmo!!
      Aconselho a começar por esse, é muito bom!!

      Beijinhos!!

      Excluir
  3. Olha, so vejo resenhas positivas de lua de larvas hein
    E amei acapa desse livro!!!
    Wuero ler com certeza. Adoro ya e ya bom não tem como deixar pra la ne..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camylla!!
      Esse é muitooooo bom!!!
      Aconselho muito a leitura!!

      ;)

      Excluir
  4. Oi Bá. Estou louca para ler esse livro, mas não sei se vou gostar. Tenho certo receio com os maus-tratos as crianças. Mas ao mesmo tempo sou louca por mundos distópicos! :P Um dia eu lerei e ai veremos né. Adorei a resenha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos, desde que tenham algo a dizer.
Se quiser comentar simplesmente por obrigação pra eu entrar em seu blog e comentar também...saiba que não perderei meu tempo!!
Deixe seu link para que eu possa retribuir a visita!

Obrigada por comentar! (:

© Café com Livros - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.