HOME SOBRE CONTATO

Resenha: A Vida Secreta das Abelhas


   Bom Dia pessoal, tudo bem com vocês?

   Preparados para um livro emocionante? É assim o "A Vida Secreta das Abelhas" da autora Sue Monk Kidd.

   "Algumas pessoas tem um sexto sentido e outras são obtusas. Eu acho que tenho, porque assim que entrei naquela casa senti um arrepio na pele, uma corrente descendo pela minha espinha e braços e pulsando na ponta dos dedos. Eu parecia estar emitindo raios. O corpo sabe das coisas muito antes da cabeça até mesmo percebê-las. Fiquei pensando sobre o que o meu corpo sabia e eu não." 
(pág. 56-57)



   O livro nos insere na vida de Lilly, uma adolescente que desde muito cedo aprendeu a viver sem a figura materna em sua vida, sua mãe morreu quando ela ainda era bem pequenininha. Lilly vive com o pai T. Ray ( e é assim que ela o chama) que não faz absolutamente nada pela filha, pelo contrário, a maltrata psicologicamente e fisicamente.

   Sua única salvação é Rosaleen, sua babá, uma mulher negra que não leva desaforos para casa, ainda mais vivendo em uma sociedade marcada pelo racismo. Num Estados Unidos, na década de 60 onde havia muitos absurdos contra os negros, e alguns desses absurdos a autora nos conta... é impressionante e vergonhoso saber que os negros eram tratados dessa forma, mas enfim né... essa é uma luta que ainda presenciamos hoje, e eu ainda tenho fé que um dia não precisaremos mais presenciar esse tipo de coisa.

   Mas, voltando ao livro... cansada de ser maltratada pelo seu pai, Lilly decide fugir com Rosaleen na busca de respostas sobre a vida de sua mãe, pois o pai nunca falava dela e mal tocava em seu nome.
 
    É nesse ponto que Lilly e Rosaleen se deparam com uma família de três irmãs negras, August, May e June e que possuem uma criação de abelhas. (Juro que quando terminei de ler tive que ir comprar mel, de tanta vontade de comer mel!) August, a mais velha da casa, deixa as duas morarem em sua casa (no fim do livro a gente descobre o porquê dela ter deixado logo de cara) em troca de trabalhos.

   A partir daí, a menina começa a entender o verdadeiro significado de família e do amor! Ela começa a desvendar algumas coisas sobre sua mãe e nem todas são tão boas assim, descobre que sua mãe viveu nessa mesma casa e aí surgiu um monte de dúvidas... Lilly vê seu mundo desabar: Por quê sua mãe esteve ali? Enquanto ela ainda era apenas um bebê?E quando descobre as respostas, não é nada fácil para ela digerir tudo isso...

   Além de nos inserir na vida de Lilly, acho que a autora quis causar um desconforto no leitor... nos contar como o racismo era presente na vida das pessoas, e nos faz realmente refletir sobre o assunto.
   A fé também é muito forte no livro, nos mostra vários rituais das chamadas "Filhas de Maria", que apesar de ser uma religião criada por elas, é lindo e emocionante de ler...

   A Vida Secreta das Abelhas não é um livro como qualquer outro, nele você encontrará drama, romance, você vai rir, vai chorar...enfim, quer um conselho? Leia!
   Um livro encantador, lindo, emocionante, uma história linda de vida e que merece ter um espaço em sua estante!!

   O filme do livro já foi produzido também e é com a fofa da Dakota Fanning, o filme é tão bom quanto o livro, vou postar o trailer pra vocês...



   Livro: A Vida Secreta das Abelhas
   Autor: Sue Monk Kidd
   Editora: Paralela
   Páginas: 231

   Beijos e até a próxima.

   Bá.

8 comentários:

  1. Olá!
    Vi o filme e adorei! Confesso que não sabia que o filme era adaptado, acho que nunca vi uma resenha do livro por aí.
    Adorei! Vou colocá-lo na minha listinha, viu?

    Beijos,
    http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Preciso confessar que eu também não sabia...descobri quando o vi na Bienal, e como gostei tanto do filme tinha que levá-lo...rs

      Obrigada pela sua visita!!

      Excluir
  2. Uow, esse livro é uma avalanche de emoções. Gosto de assuntos assim mais pesados, e se o autor sabe dosá-lo na medida certa, melhor ainda. Adorei sua resenha, eu particularmente nunca tinha me interessado muito por esse livro, mas sua premissa traz assuntos bem importantes e cheios de dilemas

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem tag nova de Cachorros Literários no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!!
      Ele é ótimo...cheio de momentos de emoções e alegrias!!
      Vale muito a pena a leitura desse livro!!
      Muito obrigada pela sua visita e por seu comentário!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Olá,
    Quero muito ler esse livro, parece ser ótimo e todos falam muito bem, sem falar que o filme sempre me deixou curiosa também.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês!!
      Ele é muito bom mesmo!!!
      Todo mundo deveria lê-lo!!!

      Obrigada pela sua isita!!

      Excluir
  4. Oi Bárbara, tudo bem ???
    Esse livro parece ser maravilhoso, emocionante e cheio de momentos que nos deixam com a garganta presa (existe isso ?!). Eu tenho muita vontade de ler esse exemplar, mas assim que eu terminei de ler a sua resenha me lembrei de outro livro que eu também morro de vontade de ler, aquele A Resposta !!!
    É engraçado como um livro nos faz lembrar de outro né ?!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  5. É exatamente assim esse livro!!
    Existem momentos no livro que nos fazem segurar o fôlego..

    Obrigada pelo seu comentáro viu?

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos, desde que tenham algo a dizer.
Se quiser comentar simplesmente por obrigação pra eu entrar em seu blog e comentar também...saiba que não perderei meu tempo!!
Deixe seu link para que eu possa retribuir a visita!

Obrigada por comentar! (:

© Café com Livros - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.