HOME SOBRE CONTATO

Resenha: Tite

  Quem me conhece sabe! Eu sou apaixonada por futebol e louca pelo Corinthians!
  E, com essas informações, por mais que você não entenda muito e não goste de futebol, dá pra imaginar o que o Tite representa pra mim.
  Ganhei esse livro no Natal! Gostei tanto que o li em três dias!
 

  Adenor Leonardo Bachi, ou simplesmente Tite, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, é o 8º melhor técnico do mundo, e ele merece muito!
  Um cara íntegro, leal, ganhador de títulos (só no Corinthians foram 6) e, considerado paizão entre os jogadores que já trabalharam com o professor.

 O livro conta desde seu nascimento até a sua sexta conquista como técnico do time alvi-negro.
 
  Cheio de curiosidades sobre o mundo futebolístico, o livro narra várias histórias dos bastidores dos times em quem atuou, desde quando pediu demissão do Palmeiras até quando deu uma bronca em Alexandre Pato, o chamando de egoísta.

  Uma das curiosidades que mais me chamou a atenção, foi que, como todo técnico, Tite foi jogador, chegando a atuar na Portuguesa, e quem o revelou para o futebol foi o técnico Felipão, desde sempre foram muito amigos, mas depois de sua postura não condizer com os valores de Tite, deixaram de se falar e protagonizaram uma das mais engraçadas (pelo menos hoje) cenas do futebol, o famoso "FALA MUITO".

  A parte mais marcante do livro, pra mim, foi quando Tite conta o que sentiu no jogo da Libertadores em que foi expulso. Nunca esquecerei esse dia, normalmente quando o treinador é expulso, sobe para as tribunas do estádio para acompanhar a partida de cima e passar as instruções para quem o substituiu. Mas, com ele, foi diferente!

  Era Corinthians e Vasco, o placar marcava 0 x 0, e no calor da emoção, da euforia, Tite não conseguiria ficar longe, não pensou duas vezes, foi pra arquibancada e se juntou à Fiel Torcida! Isso aconteceu aos 11 minutos do segundo tempo ainda. O gol só foi sair aos 42 minutos, Paulinho balançou a rede e garantiu a vaga pra semifinal!

  "_ A torcida incentiva. No momento do erro, mais ainda. O coração do atleta sente isso. Mesmo errando, senti na arquibancada esse carinho."

  Como não amar esse técnico? <3

  E pra terminar essa resenha, uso as palavras de Galvão Bueno, na entrevista para a jornalista Camila Mattoso, responsável pelo livro.

  "_ O futebol brasileiro seria muito melhor se houvesse mais 'Tites' por aí...nos últimos anos, Tite teve a coragem, a humildade e a competência de se colocar na posição de aprendiz e se reciclar, abrindo a cabeça para as novidades do esporte que abraçou como profissão. E vem demonstrando que, acima de tudo, é generoso ao dividir com seus comandados tudo o que aprendeu na vida, Depois da catástrofe do Mundial de 2014, lamentei a escolha do novo técnico Dunga, e fiz questão de falar, com todas as letras, que ninguém estava mais bem preparado que o Tite para ser o técnico da seleção."

  O final (ou não) dessa história, vocês já sabem!

  Livro: Tite
  Autora: Camila Mattoso
  Editora: Panda Books
  Páginas: 226

  Um beijo e até o próximo post.

  Bá.

16 comentários:

  1. bem bacana a indicação pra quem gosta de esporte, eu já vou indicar pra alguns amigos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Bá! Quem te acompanha no Instagram sabe o quanto você gosta do Corinthians. Eu não acompanho nem sou conhecedora das notícias de futebol, eu acompanhava fielmente a seleção brasileira até o famoso 7x1. Aquele foi o último dia que eu vi um jogo de futebol, fiquei muito decepcionada naquele momento. Quando saiu a notícia de que o Tite iria assumir, por saber um pouco sobre sua história, imaginei que ele realmente poderia contribuir. No futebol como um todo tem muito jogo de interesses e vaidades, isto me decepciona. Mas eu gostaria de ter um time do coração como você, acho que faltou incentivo em minha casa. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas agora que o Tite entrou...quem sabe sua visão do futebol melhore!! =)

      Um beijo e obrigada por comentar!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Não leria o livro, mas adorei a resenha e acho que é uma ótima leitura para quem gosta de esportes...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa....

      fico feliz que tenha gostado da resenha! E sim, é um ótimo livro pra quem curte esporte.

      Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Olha ele!!!! Não sabia desse livro, esse homem é rico de histórias <3

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá....

      Ele é uma pessoa incrível, vale a pena a leitura!

      Beijos e obrigada por comentar!

      Excluir
  5. Oi, Bá!
    Eu não sou muito de biografias e confesso que eu nem sabia quem era Tite até meu namorado dizer que ele é/foi o técnico do Corinthians (time que ele torce)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza...

      pelo visto você não é muito ligada aos esportes né...rs
      mas mesmo assim, obrigada por comentar!!

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Ba!

    Eu não sou muito ligada em futebol, então esse livro não faz meu gênero. Mas vejo que tu curte bastante né? hahaha

    Beijos

    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Bárbara, tudo bem?
    Não sou fã nem de futebol, nem de biografias, mas imagino que deva ser bem legal ler algo bacana sobre alguém que admiramos! =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,

      é bem legal mesmo!!
      Quero ler mais biografias esse ano!

      obrigada por comentar!

      Excluir
  8. OOOOOI

    olha, eu não curto futebol, mas confesso que passei a admirar o Tite depois do ótimo trabalho que ele fez com a seleção durante as olimpíadas! Não seria possível a vitória sem ele, não há dúvidas!
    e que legal essa história de subir pro meio da torcida ;O mostra humildade no cara e isso é lindo de se ver!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Pois é, ele é sensacional!
      Não tem como não amá-lo..rs

      Obrigada por aparecer por aqui!!

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos, desde que tenham algo a dizer.
Se quiser comentar simplesmente por obrigação pra eu entrar em seu blog e comentar também...saiba que não perderei meu tempo!!
Deixe seu link para que eu possa retribuir a visita!

Obrigada por comentar! (:

© Café com Livros - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.