HOME SOBRE CONTATO

Resenha: Dias de Abandono


Livro: Dias de Abandono
Autora: Elena Ferrante
Editora: Biblioteca Azul
Páginas: 183

Diário de Leitura

18/06 - 100 páginas 
"E você não é uma mulher de trinta anks atrás. Você é de hoje, segure-se no hoje, não regrida, não se perca, se segure...Ele foi, você fica. Organize as defesas, conserve sua inteireza, não se faça quebrar como um objeto de decoração."
(pág. 54)

21/06 - concluído.

Resenha e Opinião 
  Terceiro livro da autora que leio e mais uma vez tenho que dizer, essa mulher (ou  não?!) é incrível! Que escrita! 

  Se bem que o segundo que li (A Amiga Genial) me decepcionei um pouco, mas esse...minha nossa é bom! 

  'Dias de Abandono' foi lançado ano passado pelo selo Biblioteca Azul da editora Globo e fala sobre o ABANDONO da maneira mais crua e triste que se pode imaginar.

  Olga, mãe de dois filhos, 36 anos, é casada com Mario. Possuem uma vida 'normal' sem muitos altos e baixos, os dois vivem ali na casa sua rotina diária com seus dois filhos, sem muita emoção.

  Até que durante um jantar, Mario decide informá-la que irá sair de casa, o que de fato acontece naquela noite.

  Olga, pensando em se tratar de uma fase, no começo não liga muito, pois há uns anos atrás ele já fez isso e ñ demorou muito a voltar. Mas agora ela começa a perceber que esse retorno está demorando demais e aí vem o desespero.

  Todos os sentimentos ligados ao abandono começam vir à tona, ela se sente traída (pois descobre que Mario está com uma garota que frequentou sua casa quando tinha 15 anos), se sente trocada, usada...e esquece dela mesmo.

  Esquece de que precisa cuidar da casa, dos filhos, pagar as contas, arrumar um trabalho, muitas vezes ela voltava em si e estava na praça com o cachorro da família de camisola.

  É deprimente vê-la passar por tudo isso, ter que reaprender a viver naquela casa que antes tinha as tarefas divididas entre mãe e pai, agora é tudo com ela.


  É difícil demais pra Olga ter que lidar com tudo isso, com essa mudança repentina em sua vida, como o livro é narrado em primeira pessoa, o leitor aconpanha com a personagem todas as fases do luto, porque perder não deixa de ser um luto, a negação, a raiva...

  Gostei muito de como a autora fez esse tema tão 'romantizado' parecer normal pro leitor. Porque é. Essa geração que diz que mulher precisa ser forte, que não tem que sofrer por um amor, não é uma ideia ultrapassada, a gente sabe que isso é lindo na teoria, mas na prática...quem nunca sofre por amor que atire a primeira pedra né minha gente? 

Livro bom demais! 
Recomendo! 

Até o próximo post.
Bá.

6 comentários:

  1. Que capa interessante
    Vou anotar pra ler!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, a história também é boa!!

      =)

      Excluir
  2. Oi Bá! Estou adiando a primeira leitura de Elena Ferrante, porque o livro que tenho lá em casa é o Amiga Genial e tem gente que ama e outros que odeiam. Já o tema desse livro que você leu é realmente interessante e cá entre nós, não tem como não sofrer com o final de um casamento, ainda mais se este fim vier acompanhado de traição, troca, abandono etc. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, esse foi um que não gostei!
      Ainda nem consegui comprar a continuação pra você ter ideia!
      Na minha opinião, acho que vc deveria começar por 'A Filha Perdida', foi assim que me apaixonei pela autora!

      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  3. OOOOI

    eu acho que, pelo que você expos sobre o livro, ele traz a temática de um jeito totalmente novo e que pode agregar uma visão de mundo realista ao leitor. E realidade nem sempre é ruim, basta saber aceitá-la.
    Fiquei curiosa por mais esse título!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...
      Exato, no começo toda mudança é difícil, mas mudanças são boas, basta aceitá-las!

      obrigada pela visita.

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos, desde que tenham algo a dizer.
Se quiser comentar simplesmente por obrigação pra eu entrar em seu blog e comentar também...saiba que não perderei meu tempo!!
Deixe seu link para que eu possa retribuir a visita!

Obrigada por comentar! (:

© Café com Livros - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.