HOME SOBRE CONTATO

Resenha: O Cemitério


   Olá leitores!
   Minha resenha de hoje é de um livro de terror muito, muito, muito bom!!
   Normalmente, eu leio livros assim em outubro, por ser Halloween e tal...mas quando comprei o meu exemplar, não consegui esperar, tive que ler rapidinho!!
  

    O livro é "O Cemitério" do sensacional autor premiadíssimo, Stephen King. É meu segundo livro do autor, li também "O Iluminado", e vai ser difícil escolher qual o meu preferido desses dois.

   Neste livro, o autor consegue nos deixar tão pensativos à respeito da morte que quando terminei de ler (eram 2:30 da manhã) não conseguia dormir... uma mistura de medo, não necessariamente de morrer, mas das pessoas que eu amo morrerem...e eu acho que é exatamente isso o que o autor quer causar ao leitor, duvido que você também não vai pensar em como seria se existisse um cemitério daqueles...

   Mas vamos à história...

   O livro nos conta a história de Louis Creed, um médico casado com Rachel e pai de dois filhos: Gage, que ainda é bebê e Eillen, se não me engano deve ter seus 5 ou 6 anos.
   O protagonista da história (Louis) aceita uma oferta de emprego para trabalhar na cidade de Ludlow, ser o médico de uma universidade, e resolve se mudar com toda a família para lá. Ah, esqueci de mencionar que a família possui um gatinho, o Church, que é o xodó da Ellie.
   Desde que a família chega na nova casa, algo estranho paira no ar. Ellie machuca seu joelho após cair de um balanço de pneu, e seu filho Gage é picado por uma abelha no pescoço.
   Vizinho da casa da frente, o senhor Judson Crandall decide atravessar a estrada para ajudar (a casa fica na beira de uma estrada super perigosa que é usada constantemente por caminhões da fábrica Orinco)...e aí nasce uma grande amizade.

   Algumas semanas depois da família ter se mudado para a nova casa, Jud os leva para um passeio na floresta que existe atrás da casa dos Creed, vão todos atrás do senhor para ver onde aquela trilha os levaria. Até que chegam no "Pet Semetary", o "Semitério de Animais" (sim, eu sei que a grafia está errada, mas no próprio livro é assim, pois é um cemitério criado por crianças), Jud explica que aquele cemitério foi criado pelas crianças do vilarejo para que tivessem onde enterrar seus animais de estimação quando esses morrerem. Havia vários túmulos e placas com os respectivos nomes gravados.

   Claro que Rachel não gosta nem um pouco dessa história, e isso gera uma grande discussão entre o casal, afinal Rachel perdeu uma irmã quando ainda era bem novinha, por uma doença bem cruel, degenerativa, e ao que tudo indica ela ainda não se sente bem com o assunto morte, sendo assim, não gostaria que sua filha, tão pequena, tivesse que entrar em contato com esses sentimentos ainda.

   Chega o primeiro dia de trabalho de Louis na universidade, e logo que chega, já passa por uma experiência bem traumática, um jovem Victor Pascow, é fatalmente ferido após ser atropelado por um carro, quando ele vê o corpo já imagina que não há muito o que ser feito. Nessa mesma noite, Louis, que primeiramente pensa estar tendo um sonho, encontra-se com o estudante morto, e este o leva para o "Simitério" dizendo que há mais uma trilha, que o levará para outro tipo de cemitério, mas que Louis, não importa o que precisa, não deverá passar daquele limite. Claro que quando ele acorda no outro dia, pensa ter tido um pesadelo, até que olha para seus pés e vê que os mesmos estão cheios de lama e folhagens...

   Aí o livro começa a nos assustar...rs
   Rachel e os filhos vão passar o feriado de Ação de Graças na casa dos pais, Louis não se da muito bem com seus sogros, e decide ficar em casa, quando seu vizinho o chama pelo telefone, pois encontrou um gato morto em seu quintal e teme que o mesmo seja o de Ellie. Para sua, era Church...tomando uma cerveja com seu vizinho, ele fica sabendo o que há alem daquele cemitério de bichos.

   Jud explica que era um cemitério, dos índios, e que quem fosse enterrado ali, viveria novamente...mas claro que um pouco diferente, ou seja, zumbis né? E Louis, temendo a reação de sua filha, não pensa duas vezes, mesmo que não acreditando muito nessa história toda, aceita a ajuda de seu vizinho, e vai além do ponto que Victor o alertou para que não passasse... e adivinhem? No outro dia, Church apareceu em casa! Mas claro que bem diferente, um pouco assustador e cansado, agora o gato caça camundongos, aves e está sempre cheirando muito mal, não importa quantos banhos ele tome. Claro que toda a família percebe que o gato está diferente assim que chegam de viagem, mas quem imaginaria o que pôde ter acontecido?

  Ele vive perturbado depois de ter feito isso, desejando nunca ter enterrado o gato naquele lugar...até que um trágico acidente acontece e vocês já podem imaginar o que vai acontecer a partir daqui!

   Não há mais como passar desse ponto da história sem dar spoillers.
   Pra quem é fã do gênero, esse livro é indispensável!
 
   Existe também o filme, acho que é da década de 90, ou fim dos anos 80... eu só vi o trailer, mas dizem ser tão bom quanto o livro!

 
   Espero que tenham gostado da resenha!

   Livro: O Cemitério
   Autor: Stephen King
   Editora: Suma de Letras
   Ano de Publicação: 1983
   Páginas: 423

   Beijos, Bá.

2 comentários:

  1. Faz teeempo que não leio nada do autor, o último foi Carrie e eu adorei. Recentemente li tmbm um livro de terror (nacional) e desde então fiquei com vontade de dar continuidade no gênero. Stephen King é sempre uma boa pedida né.

    Beijo, Vanessa - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Véi, preciso muuito ler um livro desse cara.
    Sinto até vergonha de ainda não ter feito isso!
    Esse parece bem legal mesmo Ba!

    Beeijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos, desde que tenham algo a dizer.
Se quiser comentar simplesmente por obrigação pra eu entrar em seu blog e comentar também...saiba que não perderei meu tempo!!
Deixe seu link para que eu possa retribuir a visita!

Obrigada por comentar! (:

© Café com Livros - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.